top of page

 

 

A TEMÁTICA

 

A temática do EREB - NE 2013 surgiu da necessidade de diálogo entre a universidade e as comunidades onde ela está inserida, pois, compreendemos que a cultura popular ou cultura de um povo não deve ser negada perante os saberes ditos “científicos”.


Sabemos que a cultura popular traz valores que o saber científico desconhece e que são fundamentais para a construção do ser, porém, os aspectos culturais da população nunca estiveram inseridos no currículo das escolas (salvo exceções), nem mesmo nos conteúdos de História.

 

 

Assim, a “cultura acadêmica” tem nos tornado seres vagantes cercados de normas, não estamos aqui negando a importância da formação qualificada, mas, reafirmando que a Universidade precisa respeitar e dialogar com a comunidade que lhe recebe, muitas vezes sem escolher. Partimos um pouco da nossa realidade enquanto UFRB, pela sua singularidade, visto que esta foi construída em território onde habitavam/habitam comunidades tradicionais, sendo algumas delas remanescentes de Quilombos. Instalada nesta realidade a forma de “diálogo” que surgiu entre a UFRB e estas comunidades foi no sentido de relocamento desses povos para outras áreas com condições desfavoráveis ao seu meio de subsistência, a agricultura. Assim surge a necessidade de reação a esta e as demais realidades do nosso Nordeste, que tem sua cultura invadida e saqueada para garantir o folclore turístico, porém, não tem reconhecimento enquanto identidades e valores regionais.

bottom of page