top of page

RECÔNCAVO DA BAHIA

 

 

Do ponto de vista geográfico, o Recôncavo da Bahia é a faixa de terra em torno da Baía de Todos-os-Santos, formada por mangues, baixas e tabuleiros. O Recôncavo, concebida a partir de uma divisão econômica, está dividida em duas regiões distintas, uma compreendendo a Região Metropolitana de Salvador e a outra, chamada Recôncavo Sul. O recôncavo reúne 33 municípios, totalizando 10.015km², 1,7% da superfície da Bahia.

 

Contudo, a depender do ponto de vista que se adote, ou seja, geográfico, econômico ou cultural, as definições e delimitações do Recôncavo são muito variáveis. Quanto aos municípios que compõem a região, por exemplo, o número vai de 17 até 96.

 

Seja qual for o ponto de vista adotado, o Recôncavo da Bahia é um tem importância fundamental na formação política, social e econômica do Estado da Bahia. É responsável também pelas suas principais referências cultural, artística e, por assim dizer, pelo ethos atribuído, fora e dentro do Estado, ao povo baiano.

 

O termo recôncavo, segundo o Aurélio quer dizer “extensa e fértil região da Bahia”. Porém, muitos estudiosos atribuem o termo ao princípio físico da Óptica, em referência à concavidade da Baía de Todos-os-Santos. 

 

bottom of page